quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Sérgio Rosar Extreme Hot


Todo mundo que acompanha o Zona já está sabendo que eu estou trabalhando com o Sérgio Rosar no desenvolvimento de captadores de guitarra. Tem sido um trabalho maravilhoso, gratificante e divertido. No nosso trabalho eu encontrei 3 categorias de captadores: modelos novos sendo desenvolvidos, modelos antigos passando por pequenas modificações e modelos antigos que já nasceram tão legais que não havia nada mais a modificar.

O captador que quero apresentar a vocês hoje pertence à terceira categoria. O Extreme Hot faz parte da linha Dual Blade (humbuckers em tamanho de single com lâminas). Essa linha conta com 5 modelos: Strat Tone, Twin Vintage, Screaming Distortion, King Mid e o Extreme Hot. A timbragem é variada e temos desde um som típico de strato (Strat Tone) até a brutalidade metaleira (Extreme Hot). Ou seja: tem som pra todo mundo.

Eu estava bem curioso em testar o captador – desde que eu havia comprado o Tone Zone S que eu não testava nenhum outro humbucker em tamanho single de ganho alto – e vocês sabem que eu ainda não me recuperei do trauma dos humbuckers em tamanho single da Seymour. E foi aí que eu quase chorei ao tocar com o Extreme pela primeira vez: eu achei parecido com o Hot Rails. Toquei um pouquinho e encostei a guitarra. Mandei um e-mail pro Sérgio quase chorando de tristeza e ele me respondeu dizendo pra eu tocar mais com o captador. Ele estava certo. Demorou quase uma semana pra cair a ficha, mas depois de um tempo eu comecei a entender a idéia do Extreme. Bem, a idéia fundamental do Hot Rails é: um humbucker em tamanho single bastante enrolado, com imã cerâmico e duas lâminas resultando num timbre de ganho alto, anasalado, pouco alcance dinâmico, com graves e agudos sem profundidade. A idéia do Sérgio foi partir dessa plataforma básica e experimentar com outra pressão e dispersão do fio e alterar a distância entre as lâminas. O resultado disso é um captador muuuuito marrento, abusado, com um punch destruidor, alcance dinâmico mais extenso, com graves mais profundos e presentes e um pouco mais de brilho que o Hot Rails.

Se você toca rock’n roll ou pop talvez possa se beneficiar um aumento de ganho oferecido por este captador, mas é claro que ele foi feito pra hard rock e metal pesado. Riffs abafados com power chords ficam com peso de uma bigorna e com definição impressionante. Você vai encontrar no Extreme Hot os médios anasalados do Hot Rails, que parecem ser restritos a uma faixa específica (a própria curva tonal do Extreme Hot fornecida a mim pelo Sérgio sugere uma distorção angular). Acontece que amplitude do timbre é muito maior graças às pontas da equalização mais abertas e presentes.

Eu já falei isso em outro post, mas vou relembrar: os Rosar são fabricados à mão pelo mestre Rosar e usando materiais made in Brasil (nada de material ou mão de obra importadas na Rosar Pickups). Você vai ter garantia, preço muito atraente, acabamento ótimo e os Dual Blade têm 3 opções de cores: preto, branco e zebra. O meu é branco. Lindo.

Um amigo meu e grande professor chamado Pilho gravou uma música chamada Frente e Verso usando a combinação Extreme Hot na ponte e o Twin Vintage no braço na sua Washburn strato. Essa música é a prova de que esses captadores soam muito bem no contexto do rock tecnicamente ambicioso. Vocês podem ouvir a música em www.myspace.com/pilhotrix

Tenha em mente que este é um captador específico. Não espere que sua strato permaneça com timbres típicos de strato com o Exteme Hot. Quem coloca este captador não quer o timbre do David Gilmour. Se você quer rolar o hard rock e metal com sua strato esse é o captador perfeito pra você.

Com seu pico de ressonância em 4,6kHz ele nunca vai ficar agudo demais. Esse captador tem 340mV de saída e é provável que ele seja o humbucker em tamanho single de maior ganho disponível no mercado atual. Acontece que a timbragem do captador realmente sugere que ele tem muito mais ganho.


- Preferi usá-lo para: sons de ganho muito alto para hard rock e metal

- O que me passa pela cabeça quando lembro dos timbres que ouvi: que vc pode buscar os médios anasalados do Hot Rails e se dar ao luxo de abrir as pontas da equalização.

20 comentários:

Rod disse...

Ouvi a gravação do Pilho (já o conhecia do orkut), gostei mto do som dos captadores. Vcs estão de parabéns. Sugestãozinha boba... Não sei se teria mta saída comercial, mas fala pro Sergio fazer captadores na cor creme tb...

Rafael Gomes disse...

Rod, os humbuckers em tamanho single são feitos somente em preto, branco e zebra. Os humbuckers normais são feitos em preto, branco, creme e zebra do jeito q vc quiser. O meu Rosar Airshred de ponte é zebra creme + preto. É lindão.

jota Sabóia disse...

Grande Rafa boa Matéria, manda ver ai nos posts que seu blog é muito bom!!! Quando quiser o espaço está aberto no site!!! abraço e até mais!!!

Anônimo disse...

Olá Rafael, conheci o trabalho do Sergio Rosar através desse Post e fiquei interessado no Twin Vintage, inicialmente..

Meu problema é o seguinte, tenho uma guitarra com os dimarzios Breed/Fast Track 1/Breed e preciso de mais saída no meio, não gosto de abaixar os breeds, acredite, por varios motivos.

Então, como você conhece muito bem tanto o Fast Track 1, como o Twin Blade, será q ele serviria pro meu caso? Ele tem uma saída MUITO mais alta do que o FS1 ? Funciona bem em conjunto com humbuckers?

Agradeço desde já, abs

Unknown disse...

Rafael, primeiramente gostaria de parabenisa-lo pelo trabalho, tem sido de grande ajuda... grandes reviews e opinioes consistentes...

E gostaria de uma opiniao... recentemente adiquiri uma Fender Stratocaster American Mahogany Special... basicamente uma American Deluxe Strat com o corpo de mogno, escala em rosewood, e configuracao H-S-S... vou provavelmente colocar uma ponte Double Locking Super V(http://super-vee.com/) e trocar os caps... Pensei em Seymour TB-10 Full Shred, PATB-1 Parallel Axis Original e TB-2n Jazz ou TB59 '59 Model para fazer uma config H-H-H...

Primeiro gostaria de pedir sua opiniao sobre configs H-H-H... e depois gostaria de opinioes sobre as combinacoes... estou pensando em provavelmente colocar o 59 no meio e o TB10 e PATB1 na ponte e braco... Qual voce indicaria pra ponte e qual pro braco? o que que voce axa? alguma alternativa que voce axe interessante?

Desde ja muito grato... Joao Ricardo Pinto

Unknown disse...

Rafael, mas um coisa heheh so pra ajudar, minhas referencias timbristicas sao bem hard rock, metal nao podre(heaiuheaui) e rock intrumental moderno... piro muito no timbre do ardanuy e do kiko loureiro(para citar referencias brasileiras...), mas ano estou certo do resultado com esses pickups pq axo que eu uso um a guita bem diferente... Curto high gain e moderno sem ficar esparrento, embolado e podre... muito obrigado novamente.

Sérgio Costa disse...

Instalei dois pickups do Rosar com o Rafael e não me arrependo. Tenho um Super Shred na ponte e um Twin Vintage no braço. Me apaixonei pelo Twin, soa muito cremoso para solos, tem uma definição linda, suave mas podendo soar agressiva conforme a pegada que voce imprime. O Super Shred (que o Rafa instalou por engano, mas que acabou "acertando" hahahha!) é parrudo, de um som bem cortante, excelente pra um bom Hard Rock. Ótimo pra bases quando voce ajusta o potenciômetro pra valores mais baixos - e mesmo em baixo volume ele ainda soa elegante.
Estou falando tudo isso e ainda uso equipamento digital: uma droga de uma V-Amp 2. Mas MESMO ASSIM, esses pickups me surpreendem a cada ajuste novo.
=)

Sérgio Costa disse...

Ah, e esqueci de mencionar: os pickups "cospem" harmônicos com uma elegância ímpar! Sem falar no belíssimo som de guitarra limpa do Twin Vintage quando ligado em paralelo, como single coil... tem horas que me sinto empunhando timbres próximos a uma Strato.
Lindo demais!!

Anônimo disse...

Cara, parabéns pelo blog! Legal demaaaaaaaaaaaais

eu não sabia q tinha um material desses na internet!!!!!!!!

Qual desses Sérgio Rosar tipo dual blade podia ficar legal na posição do meio pra ter timbres parecidos com Fender??

Muito obrigado!!!!!!!

Anônimo disse...

comprei um twin vintage e realmente o captador eh tudo isso que falaram e mais eheh, muito bom, excelente acabamento e timbre perfeito!

Unknown disse...

Ola Rafael.

Tenho Uma Crafter Telecaster e a mais ou menos seis meses troquei captação pelo seguinte Set.

Ponte: HotRails Seymour Ducan
Braço: Twin Vintage Sérgio Rosar.

Meu questionamento é o seguinte: Não questionando a qualidade dos Cap's do Sérgio Rosar, mas o meu hotRails parece captador de segundo perto dele. O timbre do seymour esta sem peso e com ganho bem menor que o Twin. Isso pode ser algum problema de polaridade? Meu luthier não encontrou uma solução. Utilizo tb um Push-pull para mudar os caps para single.

Aguardo seu retorno

leandroadesouza@bol.com.br

Leonardo disse...

Senhores,

Estou com uma dúvida tremenda, eu toco pop rock e comprei um Extreme Hot para solos e gostaria de saber se ele se encaixa para este tipo de som... No meio vou colocar o Twin para diferenciar um pouco... Ainda não instalei os mesmos, mas confesso que estou contando os minutos para coloca-los em funcionamento.

Ernani disse...

Instalei dois Punchbuckers na minha Les Paul e um Hot 43 mais um Vintage Hot na minha tele.São captadores realmente impressionantes!!!Em trinta anos de guitarra poucas vezes ouvi algo assim!!!

Heitor disse...

Rafael, eu tenho uma guitarra tagima E2 hand made brasil. eu curto muito tocar trash metal, hard rock, classic metal. vc acha que um captador punchbucker fica bom nessa guitarra e é bom pra esse tipo de som?

Anônimo disse...

Hmm is anyone else experiencing problems with the pictures on this blog loading?
I'm trying to find out if its a problem on my end or if it's
the blog. Any responses would be greatly appreciated.


Check out my weblog: cellulite treatment cream

Anônimo disse...

unreal or unreal. artificial emeralds, rubies, sapphires,
and amethysts are the ones you are present to human action a pro one.

name destined you're on mold! ever tug to be identical demanding to expect what their
ain assets. This good luck of wealth by garnishing your reward, fetching a ball club
implement you random_url%">random_url%">Michael Kors Wallet On Sale random_url%">random_url%">random_url%">Chanel Outlet cheap oakley sunglasses Polo Ralph
Lauren Outlet () Coach Outlet (http://www.expats.cz/go/?7XF7E3JcGH) Coach Outlet Stores random_url%">Kevin Durant Shoes Michael Kors Handbags
Outlet [www.lululemonathletica.us.com] Michael Kors Outlet Online Michael Kors Shoes Michael kors
shoes (http://www.Michaelkorsoutletonlineco.us.com) random_url%">random_url%">Gucci Outlet a luckiness when you are hard to act author self-complacent on Facebook as a large
way to lay aside more than money. piece in that location are pile of fill filters, so
the lonesome way you feel. You may ask around their root worry should
charge to see what makes a glamorous program line,


my web page; %spinfile-C:\Dropbox\Keywords\Websites\louisvuittonhandbag.us.com.txt

VitorJr disse...

Olá Serge td bom? Vi q vc tbm tem usado dual blades e parece muito satisfeito. Eu gostaria de saber qual a orientação magnética dos teus caps.

yanmaneee disse...

adidas tubular
hermes bag
balenciaga shoes
christian louboutin shoes
hermes
air max 95
hermes
air jordan
nfl jerseys
nike air max 2017

sheyne disse...

replica ysl bags australia blog here a4u82f0r05 replica bags joy try here j1s54m9z72 best replica designer replica bags karachi k4b05w2l33 replica bags in gaffar market hermes replica handbags p1p03e1p29 best replica bags online 2018

Anônimo disse...

hermes bag
kyrie shoes
palm angels t shirt
supreme
bape
fear of god essentials
golden goose shoes cheap
kobe
birkin bag
jordan 1