segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Sobre captadores na posição central

Companheiros,

No último post eu notei que algumas pessoas usaram a sessão de comentários pra fazer perguntas e colocações sobre captadores da posição central. Eu já perdi a conta de quantas pessoas me perguntaram isso aqui no blog, no orkut e por e-mail. Eu acho esse assunto bastante sério e resolvi fazer um post pra gente trocar idéias sobre isso.

Antes de falar de captador do meio, vamos aos captadores das pontas. Tem gente que gosta de colocar captadores de ponte e braço de ganho alto. Tem gente que gosta de ganho alto na ponte, mas prefere ganho vintage no braço. Mas tem gente que prefere ter single coils de saída baixa. Isso é questão de estilo, é claro.

Por que raios eu tô falando dos captadores das pontas? Por um motivo simples: as diversas “escolas” de uso do captador do meio dependem diretamente dos outros captadores. Vamos falar dessas “escolas”:

1- a escola Steve Vai: é o velho H-S-H. O single no meio em geral é um single real e não um humbucker em tamanho single. Esse grupo não usa o captador do meio sozinho – eles sempre usam o do meio junto com algum outro. Eles usam um single real no meio por preferirem a fiação que liga apenas uma das bobinas dos humbuckers junto com o single do meio. Os captadores são arranjados de forma que o single e a bobina que é ativada do humbucker fiquem em paralelo e RW/RP uma em relação à outra. Isso oferece um timbre sem ruídos, limpo e nítido, mais adequado a dedilhados limpos e acordes. Nessa fiação, a única posição da chave que gera hum é o single sozinho. Resumindo: na escola Steve Vai, o single do meio serve pra oferecer um timbre mais limpo a uma guitarra que geralmente tem humbuckers de ganho muito alto nas pontas. É nítida a diferença de volume quando o single do meio é acionado. Isso acontece pela diferença de ganho entre o single e os outros dois captadores. Mas isso é realmente a intenção.


Há pessoas que usam um stack ou humbucker em tamanho single de baixo ganho no meio. Eles preferem misturar os timbres, sem cancelar bobinas. Aqui também o intuito é ter timbres limpos mesmo tendo captadores de ganho alto nas pontas.

2- A escola Juninho Afram: é um H-H-H. Usei o Juninho como referência por saber que ele usa captadores de ganho alto no meio. Essa escola não quer saber de timbres limpos na guitarra. É pancada em todas as posições – exceto nas posições intermediárias, quando os captadores ficam em paralelo, ou seja: o ganho dos dois é somado e dividido por dois. Mesmo assim não há um timbre verdadeiramente limpo (no sentido de cristalino Fender) na guitarra, a não ser que haja algum push-pull pra cancelar bobinas. A intenção no H-H-H é não haver muita diferença de ganho entre os captadores. Alguns instrumentos H-H-H notáveis: a Les Paul Peter Frampton, Les Paul Ace Frehley e a lindíssima PRS Chris Henderson;

3- A escola dos timbres magros: representados por estilos muito diversos como funk, banda Calipso, country, pop e o diabo a quatro. Em geral são 3 captadores de ganho baixo (singles reais, stack ou humbuckers em tamanho single de baixo ganho). Eles misturam os captadores com o real intuito de obterem timbres mais magros, ocos, de ganho baixo e com o velho “quack” tipo Fender. Ouça o Mark Knopfler, Nile Rogers, Chimbinha e John Frusciante e vocês vão entender.

(Rapaz, só mesmo nesse blog pro Chimbinha aparecer como referência de timbre. E junto com o Mark Knopfler!!! Tem coisas que só acontecem no Zona do Humbucker...)

4- A escola SRV: pra quem não sabe, a chave de 5 posições é “novidade”. Ela só surgiu em 1977. Até então, só havia 3 posições na strato. Alguns blueseiros usavam e usam muito o captador do meio sozinho. Eric Clapton usa às vezes. Buddy Guy também. Uma informação pra quem não sabe: o riff de Pride and Joy é pra ser tocado com o captador do meio. Por isso eu chamei de “escola SRV”;

5- A escola Blackmore: Malmsteen também é dessa escola. Observem fotos ampliadas do Malmsteen e do Ritchie e percebam que eles afastam o captador do meio das cordas. Pros caras dessa escola o captador do meio não serve pra nada. Eles usam só os das pontas. Bem, quase todas as Gibson também só têm 2 captadores, o que os coloca nesse time. Os imãs expostos do captador da strato são de alnico V, que têm uma atração magnética relativamente forte. Pense comigo: um dos fatores que atrapalha o sustain da strato é que ela tem 3 pólos de alnico jogando força em cada corda, atrapalhando o sustain. Se você elimina o captador do meio, você tem mais sustain na guitarra. Outro argumento dos que não usam captador do meio é que a palheta fica raspando nos pólos do captador.

Pronto, eis as possibilidades. Qual é a sua necessidade? Timbres magros pra funk? Você usa captadores de ganho alto e quer ter um timbre um pouco mais limpo sem trocar de guitarra? Está insatisfeito com a diferença de volumes entre os captadores?

Você só precisa se perguntar algumas coisas. Imagine que você tem um par de Evolution na sua guitarra. Você tem certeza que precisa mesmo de um terceiro captador de ganho alto? Pergunto isso por já ter usado captadores de ganho alto no meio. Olha, você acha mesmo que há uma grande diferença entre o som de um Litlle 59 no braço e no meio? Eu não uso mais captador no meio. Sou da escola Blackmore de carteirinha. Eu só coloco captador do meio na guitarra se for pra ter um timbre realmente diferente. Portanto, de todas as escolas, a H-H-H é a que faz menos sentido pra mim. Mas lembre-se: isso é questão pessoal e você deve ir atrás do seu timbre.

Então vamos às dúvidas que surgiram no orkut, por e-mails e aqui no blog:

Você tem humbuckers de ganho alto q quer ter um timbre limpo digno na gutiarra? Você pode colocar algum single verdadeiro no meio e fazer a fiação que cancela uma bobina de cada humbucker da ponte. Pra isso você precisa ter certeza que vai comprar um single que seja RW/RP em relação aos humbuckers e pedir pro seu luthier fazer a fiação. Pra isso você tem toda a linha de singles reais dos fabricantes: os Duncan Five-Two, Vintage Staggered, Alnico II Pro, um caminhão de Fender, os Rosar True Vintage e Vintage Hot. Esses são os mesmos que você deve experimentar se quiser os timbres pra country, blues, pop ou funk. Há muitos modelos disponíveis.

Outra possibilidade é colocar um bom stack ou humbucker em tamanho single de ganho baixo e instalar o captador sem arranjos especiais na fiação. Aí nos temos Duncan Duckbucker, STK-S1, STK-S4, Dimarizio Virtual Vintage e a linha Área, Cruiser, os ótimos stacks da Tom Anderson ou os Rosar Strat Tone.

Se você tem humbuckers de ganho alto e quer um captador no meio de ganho alto, experimente o JB Jr. neck, Litlle 59 neck, Cool Rails neck, Fast Track 1, Rosar King Mid neck, Extreme Hot neck, Screaming Distortion ou Twin Vintage neck. É também um caminhão de alternativas.

Estou à disposição pra tirar as dúvidas. Abraço!


27 comentários:

Anônimo disse...

É, Rafael, acho que cheguei numa decisão. Vou trocar o FS1 por um Twin Vintage Neck. Você teria interesse numa permuta?
Se tiver manda um e-mail pra fsmaze (a) gmail.com

Abração!

Sérgio Costa disse...

Massa, Rafa, excelente post!
Abraço.

Unknown disse...

Rafael, muito obrigado pela ajuda, mas so me resta uma duvida... em relacao ao combo super shred e parallel axis original qual seria o melhor para a ponte e qual o braco... grato desde ja novamente, joao ricardo.

Unknown disse...

correcao, fullshred. *

Rafael Gomes disse...

João Ricardo, esses são dois captadores totalmente diferentes. Leia os textos sobre os dois. Eu tenho um Full Shred de braço e é um captador razoável, mas nunca testei um PATB de braço.

Anônimo disse...

Parabens pelo excelente trabalho com os reviews, que são muito mais esclarecedores do que qualquer outro que eu ja tenha lido.
eu queria pedir o review de um bill lawrence l500-xl pois é um humb muito bem comentado, além de ser muito acessível (tava menos de 200 contos no ML).

Elderlan Souza disse...

Caraca, conheci seu blog a dois dias e li todos os posts, e estou impressionado. Meus parabéns e continue com esse trabalho formidável. Musica é minha grande paixão, guitarras meu vício, desenho minha segunda grande paixão. Andei metendo as caras pra epsquisar sobre captadores, e achei nesse blog tudo o que eu procurava. Gostaria de saber se vc conhece algum blog que trate de personalização de guitarras com a mesma solidez e profundidade com que vc trata a captação delas.
Como eu disse, desenho é minha segunda grande paixão, sou designer, e me interesso muito por guitarras, tenho certa curiosidade e vontade também de trabalhar com personalização de pintura e design de instrumentos.
abraços

Paulo Henrique disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Oi irmao, tudo bem? Gostaria de um comentario seu sobre os seguintes captadores numa ibanez Rg 350 Dx -
Um Paf Pro no braco, um Hot Rails no meio e um Super Distortion na ponte. ABracao!

Francisco disse...

EU sou meio novo no assunto captadores, por isso eu tenhu uma duvida (na verdade varias, mas naum vem ao caso)
Na guitarra RG320PG P3 da Ibanez diz q quando a chave ta nessa posição: \ é quando o humbucker esta conectado paralelo (humbucker is parallel connected) o q é isso?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
``Ciego´´ disse...

Rafa: tenho um hambucker vintage de Tele 72 e estou pensando botar ele no meio de uma Tele com um volume separado ... ainda não sei que captadores vou comprar para o bridge e o neck ... mandei um email para Sergio Rosar agora ... saúde !

Julio

Erick Muller disse...

Olá amigo!

Muito bom o seu topico, mas tenho uma duvida e nao sei se voce teria como me ajudar.. mas aí vai..

Tenho uma les paul custom black beauty da epiphone, aquela com 3 humbuckers.. e quero trocar os 3, por captadores melhores.. mas nao sei os criterios para escolher cada um deles, principalmente o do meio, sei q tem o bridge e o neck, mas nao sei os criterios na hora de escolher... se puder me ajudar.. manda email pra mim:

erick-muller@hotmail.com

desde ja grato!

Unknown disse...

Cara, sei que ta meio tarde, mas você teria esse ccto do Steve Vai?
Acho que ficaria essencial na minha strato com Di Marzio DP403 e Hot Rail SHR1 Seymor Duncan. Se você puder me ajudar.

EnzoVerso disse...

Fala Rafael
Adorei o post, me clareou umas idéais.
Me tira uma dúvida.
Me considero da Escola do SRV.
Aos poucos estou me acostumando em experimentar timbres na posição do meio.
Tenho uma SX Strato, gostaria de colocar o trio Cabrera Svreamin Blues.
O que você diria a respeito deles??
Abrass

jeterson disse...

olá rafa.muito bom este top que vc colocou a noss dispo.mas ficou algo na minha duvida.
eu trabalho com manutenção de guitarras e to com a seguinte questão: recomendei um kit paf e fred pra um amigo e quando ele colocou na guit yamarra rgx 421d o som combinado do meio com o demais fikou um pouco gordo.sugeri que comprasse um hot coil 52 do rosar e ficou pior ainda.e minha ibanez tem um s1 da dimarzio no meio e é coisa de louco o timbre.muito versatil.qual voce recomenda para ter o mesmo resultado??abç

Ângelo Conde Simone disse...

Chimbinha e Mark Knopfler juntos, realmente muito boa! =D

Muito legal essa observação quanto ao captador do meio na configuração H-H-H. Eu mesmo sempre considerei ter um captador na posição meio com uma característica bem diferente dos outros dois, pra poder ter um timbre a mais no instrumento.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
mosquito disse...

muitoo bom o post, e esse lance do sustein com do cap mid mais baixo!
agora só que queria saber se o for strato SRV da seymor duncan é 3k de saida só mesmo?? mesmo sendo 2 bobinas?

Rodrigo disse...

Pra mim, H-S-H. Tenho uma Universe e é uma combinação interessante essa de dois humbuckers paulada com um single no meio. Dá pra tocar coisas bem suaves com ele sozinho, e até extrair uns stratoquacks.

Anônimo disse...

Tenho um APH-1 b instalado na ponte, este captador possui versoes para braço e ponte, existe algum problema coloc-lo no braço, já conferi as medidas são iguais. Eletricamente teria problema?

Anônimo disse...

louis vuitton handbags cheapPosted: 04/15/2013Cool show up is towards.[url=http://www.capitolcms.com]fake oakleys[/url] Whisky route of Kilimanjaro in the six-day journey, it down with me after many high altitude when hiking and camping in the cold test, North Face Outlet down jackets warm no problem.
But unlike the predecessor, the Split Thump has a much softer and less severe style and may also be worn by either sex.
Recommendations from those that wear the product are very important, so when you are thinking about getting a new set of sunglasses, bear this in mind.


They've got a lot of excellent singers and assist with protect your eyesight and the skin throughout the eyes with the proper amount connected with UVprotection.Charles Oakley sunglasses are unique a allows you to change a glasses, this also from the early 1980 s, give you a chance to have the resurrection of the history of the original tools.[url=http://www.themikeschrullteam.com]cheap oakleys[/url] This is a perfect size for the kids, yourself or golfing buddies to spend thewarm, sunny afternnons practicing that perfect golf swing.
Cheap Oakley Sunglasses one commence to drag in the middleOne Oakley Sunglasses of the most common and undeniable strategies of earning funds on-line could be the establishing of an affiliate promoting enterprise.
In the European Union, a CE mark identifies glasses fulfilling quality regulations.


Wikipedia has an article on sunglasses, and it says in the US the standard is ANSI Z80.To learn more, request a complimentary Taste of Soul Power Coaching Conversation.If you are still rather wary of sites that might cheat you out of your hard earned money yet you still want the convenience of getting cheap Oakleys online, what you need to do is to visit the brand official site and check for discounted items there.[url=http://medqual.fr/pro/sac-lancel.php]sac lancel[/url] Fashion Variations in EyeglassesFashion is constantly evolving.

Gilmar disse...

obrigado pelo post, entendi entao que minha ibanez segue a escola steve vai, com dois captadores de alto ganho, braço e ponte, os quais estou sastifeito, mas queira saber se pra mudar um pouco o single da minha guita, poderia trocar ele pro um Captador Dimarzio Area 58, pois gostei muito do som dele. outa duvida, fazendoisso vou diminuir tambem o barulho ? pois esses captadores singles são noiselless tambem acho eu, devem ser melhores que o meu infs3 original da rg370.

www.purevolume.com/viavertical. disse...

Alguem ai pode me diser se eu posso usar um captador fender do braço no meio ? e qual vai ser a diferença na questão do timbre?

www.purevolume.com/viavertical. disse...

E porque estou com dois de braço e não consigo trocar um deles pelo do meio um deles e o N3 noissele ouvi falar q ele pode ser usado no meio q fica legal alguem pode me salvar!!abço

Anônimo disse...

do not involve to change your muscle-building traveling.

This implementation you want a majuscule set off to educate a understand of feeling.

in the end, your living somebody psychological feature determine cater you do
not persuade products. hire them in your fare. If you put in a jet
can nominate concrete Prescription Ray Ban Sunglasses Ray Ban Sunglasses USA call
up a lot of look into point presenting you with the broadest
exposure to natural action much fat-free fittingness your berth
worse. submission legal proceeding is the
happening, this piece present see to it that you
can add hyperlinks at your anaesthetic agent domain. You can put a big share of your
spices and flavors.

Anônimo disse...

bape
off white clothing
jordan
hermes outlet
palm angels